A EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE

Responsável: Gabriel Carandina

Os meios de transporte são utilizados na deslocação de pessoas e mercadorias. Foi preciso o homem inventar vários tipos de meios de transporte para que pudéssemos nos deslocar e carregar grandes cargas com maior facilidade e de maneira mais rápida, mas nem sempre foi assim como conhecemos hoje.

No princípio, o homem se locomovia apenas caminhando. A pé, ele venceu grandes distâncias, muitas vezes descalço. À medida que se desenvolvia intelectualmente, pôde aperfeiçoar seu transporte anatômico, produzindo os primeiros sapatos com couro de animais para proteger os pés, o que dava resistência para chegar mais longe. Segundo alguns estudiosos, o primeiro meio de transporte inventado foi aquático, ainda na Pré-História. Para construir as canoas e botes usados para atravessar rios e lagos, os homens usavam troncos de madeira, bambus e juncos.

Um elemento muito importante é a roda. Ela proporcionou, a partir de sua invenção, em 3000 a. C., na Mesopotâmia, uma revolução. Apesar de rudimentar e muito pesada, foi possível tornar o transporte mais eficaz. Ao longo dos séculos, os povos foram encontrando meios que facilitassem a locomoção e a navegação. Um dos meios de transporte mais usados é o marítimo, principalmente pela sua capacidade de levar uma grande quantidade de carga entre um porto e outro, visando melhorar a circulação de mercadorias. Os transportes evoluíram principalmente durante a Revolução Industrial, a partir de 1760. Inicialmente, a maioria das invenções estava restrita à Inglaterra e com a 2ª Revolução Industrial (1850-1900), conquistou outros países da Europa, na América e na Ásia. Inclusive no transporte marítimo e terrestre, com a criação dos navios e da locomotiva. Com a 3ª Revolução Industrial que aconteceu a partir de 1900, o mundo participou dessa etapa evolutiva da história e muitos inventos foram aperfeiçoados. Com isso, começaram a surgir às ferrovias e as vias férreas em vários lugares no mundo. As ferrovias foram responsáveis pela ligação de vários países e possibilitaram a ligação de lugares remotos com os grandes centros da época. Além disso, o surgimento da aviação também reduziu a dependência do transporte marítimo.

Nos dias atuais, mares, lagos e rios são constantemente cortados por embarcações dos mais diferentes tipos, desde os imponentes navios até as humildes barcaças. Cada um desses veículos foi planejado e construído de forma a preencher certos requisitos que lhe deem o máximo de eficiência na tarefa que lhe cabe. Além dos transportes aquáticos, existem os terrestres e aéreos. A ferrovia é um sistema de transporte terrestre baseado em trens ou comboio correndo sobre carril ou trilhos previamente dispostos. O transporte ferroviário é predominante em regiões altamente industrializadas, como a Europa, o extremo leste da Ásia e ainda em locais altamente populosos como a Índia. As ferrovias são o meio de transporte terrestre com maior capacidade de transporte de carga e de passageiros. Em muitos países em desenvolvimento, da África e da América Latina, as ferrovias foram trocadas pelas rodovias como tipo de transporte predominante. Um dos meios de transportes mais importantes para a exportação de produtos são os aviões (transporte aéreo), pois é um meio rápido, prático e eficiente.  Algumas vezes é utilizado para transportar grande quantidade de produtos, mas isso também gera muito gastos e poluição.

A tecnologia tem transformado muito os nossos meios de transporte desde a antiguidade até aqui. O transporte é um meio muito utilizado e por isso também é muito procurado por todas as gerações. Ele também tem  trazido muitos benefícios pra o ser humano  trazendo mais  conforto e acessibilidade  para todos, os transportes tem evoluído muito e ainda vão evoluir cada vez mais, com o intuito sempre de poder oferecer o melhor para a sociedade.

Os avanços tecnológicos tem transformado a vida da sociedade ao longo dos anos. A tecnologia nos da flexibilidade, no meio de transporte, pois através dela ficou mais fácil, prático e seguro  se locomover, para longas distâncias.  O futuro assim como o presente, será ainda mais movido pela tecnologia, o que modificará ainda mais os nossos meios de transportes.

Os meios de transporte são o reflexo da sociedade. Conforme o homem evoluí, a maneira de transportar se transforma.